Inteligência Artificial (IA)

imagen

É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.

Entre os teóricos que estudam o que é possível fazer com IA existe uma discussão onde se consideram duas propostas básicas: uma conhecida como “forte” e outra conhecida como “fraca”.

A investigação em Inteligência Artificial Forte aborda a criação da forma de inteligência baseada em computador que consiga racionar e resolver problemas, considerada auto-consciente. Os percursores da IA forte dizem que a atividade mental de um cérebro humano não passa de uma sequência complexa de operações, assim como um procedimento. Quando essa complexidade for definida, de forma a ser possível reproduzi-la, o computador poderá processar de forma idêntica ao cérebro e todas as qualidades mentais -pensamento, sentimento, inteligência, entendimento, consciência - surgirão naturalmente.

Inteligência Artificial Fraca pode-se dizer que existe desde a construção do primeiro computador. Isto se dá porque esta tem suas bases entalhadas no propósito primordial- criar um equipamento que facilitasse o trabalho do homem, ou seja, uma maquina inteligente, capaz de resolver os problemas necessários, mas sem ter noção de si.

O futuro da IA é promissor. O Google, por exemplo, já está em estado avançado para o lançamento de um carro autônomo guiado por um sistema de IA que se comunica em tempo real com a rede GPS Isso significa que em “breve” poderemos ver táxis sem motoristas nos grandes centros. Também há sistemas sendo embarcados em carros experimentais que se comunicam em tempo real com outros carros, evitando batidas; além dos sistemas de Drones (aeronaves não tripuladas), em estado avançado de desenvolvimento, usados na área militar, em guerra e monitoramento de fronteiras. Aparte de isso tudo, a IA está muito mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos, podemos encontra-la nos videogames, aplicativos de segurança, radares, robótica, dispositivos para reconhecimento da digital e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.

Pela proporção dos acontecimentos tecnológicos não é difícil imaginar que o futuro nos reserva uma grande tendência na aplicação de IA. O que já existe atualmente sera aperfeiçoado, carros serão mais seguros, jogos e filmes cada vez mais reais, sistemas de segurança melhorados, enfim, o caminho está nos levando a isto, na minha opinião, é um estudo que veio pra ficar, e que vá melhorar a qualidade de vida, e apesar do que dizem alguns filmes de ficção os computadores não vão nos substituir ou nos destruir, com a inteligência artificial o computador é somente uma ferramenta de amplificação da inteligência humana.

Fontes:

- (Site educacional, autora Paula Sato) http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/inteligencia-artificial-onde-ela-aplicada-476528.shtml

- (Site universitário, UFSC) http://www.inf.ufsc.br/~visao/ia.html

- (Canal FACAMP, professor Rodrigo Gonçalves) https://www.youtube.com/watch?v=5Qc0LUb3PB8 

Esta entrada foi elaborada no curso 2014-15 por  Ana Carolina Carrera


  				
 

Tags: , ,